Dia Mundial da Diabetes - tipos e sintomas

A Diabetes é uma doença que afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 9,7% da população tem diabetes e somos um dos países no Top 10 mundial com o maior número de pessoas com a doença. O dia 14 de Novembro existe com a finalidade de alertar os cidadãos e governos para a doença.
Existem dois tipos principais de Diabetes, o 1 e o 2. Na Diabetes tipo 1, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta, fazendo com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.
Já o tipo 2 é o que atinge 90% das pessoas com Diabetes. Nesse caso o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz suficiente para controlar a taxa de glicemia. Em ambos os casos, deve-se fazer um planejamento de atividades físicas e alimentares, assim como o uso de insulina e/ou medicamentos.
Os sintomas normalmente chegam de forma repentina, então é preciso prestar atenção neles:
Sede excessiva
Rápida perda de peso
Fome exagerada
Cansaço inexplicável
Muita vontade de urinar
Má cicatrização
Visão embaçada
Falta de interesse e de concentração
Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.
A Farmácia Mottin conta com medição de glicose nas duas lojas, do Centro e da Timbaúva. O exame é rápido e o resultado instantâneo, então não deixe de fazer.
Fonte: www.diamundialdodiabetes.org.br/