top of page

Cuidado com a automedicação


Você provavelmente não se dá conta, mas pratica a automedicação no seu dia a dia. Apesar de ser uma prática bastante comum, ela pode apresentar riscos à sua saúde. O uso inadequado de medicamentos pode agravar doenças, comprometer os tratamentos em curso e gerar riscos para saúde, como intoxicação, reações alérgicas, dependência e, dependendo do caso, até morte. Os medicamentos são uma causa importante de intoxicações no país, tanto intencional quanto acidentalmente, e em muitos casos são resultado da automedicação.

De acordo com a farmacêutica da Mottin Centro, Vitória Mottin, os medicamentos mais utilizados na automedicação são aqueles para o alívio da dor, em especial para alívio de dores de cabeça e nas costas, como paracetamol. “Por ser um medicamento extensamente utilizado, muitas pessoas acreditam que o paracetamol seja inofensivo. Contudo, ele pode ser altamente hepatotóxico, ou seja, causar danos no fígado. Além disso, a dose tóxica do paracetamol é relativamente próxima à dose segura, aumentando os riscos de quem o utiliza de forma excessiva”, ressalta.

Vitória destaca ainda a diferença entre automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos. “A automedicação ocorre quando os medicamentos são selecionados e utilizados pelo indivíduo por conta própria ou indicação de pessoas que não são habilitadas a prescrever. Já o uso indiscriminado de medicamentos pode ocorrer através de receita médica ou não, e consiste no consumo excessivo e constante de medicamentos”, diz.

Dicas importantes sobre automedicação:

  • Procure sempre um médico quando perceber qualquer indício de algum problema de saúde e evite recomendações de amigos e familiares.

  • Para o uso de medicamentos de venda livre, aconselha-se sempre pedir orientações ao farmacêutico. É importante sempre informar os medicamentos que você já utiliza.

  • Para evitar intoxicações acidentais por crianças, recomenda-se que os medicamentos sejam armazenados em locais elevados e de difícil acesso. Cabe destacar que o banheiro não é o local adequado para o armazenamento de medicamentos, devido à temperatura e umidade elevadas. Além disso, a validade dos medicamentos armazenados em casa deve ser checada periodicamente para evitar o uso de medicamentos vencidos, que podem se tornar prejudiciais à saúde.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page