Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Cuidado com a automedicação

April 17, 2018

Você provavelmente não se dá conta, mas pratica a automedicação no seu dia a dia. Apesar de ser uma prática bastante comum, ela pode apresentar riscos à sua saúde. O uso inadequado de medicamentos pode agravar doenças, comprometer os tratamentos em curso e gerar riscos para saúde, como intoxicação, reações alérgicas, dependência e, dependendo do caso, até morte. Os medicamentos são uma causa importante de intoxicações no país, tanto intencional quanto acidentalmente, e em muitos casos são resultado da automedicação.

 

De acordo com a farmacêutica da Mottin Centro, Vitória Mottin, os medicamentos mais utilizados na automedicação são aqueles para o alívio da dor, em especial para alívio de dores de cabeça e nas costas, como paracetamol. “Por ser um medicamento extensamente utilizado, muitas pessoas acreditam que o paracetamol seja inofensivo. Contudo, ele pode ser altamente hepatotóxico, ou seja, causar danos no fígado. Além disso, a dose tóxica do paracetamol é relativamente próxima à dose segura, aumentando os riscos de quem o utiliza de forma excessiva”, ressalta.

 

Vitória destaca ainda a diferença entre automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos. “A automedicação ocorre quando os medicamentos são selecionados e utilizados pelo indivíduo por conta própria ou indicação de pessoas que não são habilitadas a prescrever. Já o uso indiscriminado de medicamentos pode ocorrer através de receita médica ou não, e consiste no consumo excessivo e constante de medicamentos”, diz.

 

Dicas importantes sobre automedicação:

  • Procure sempre um médico quando perceber qualquer indício de algum problema de saúde e evite recomendações de amigos e familiares.

  • Para o uso de medicamentos de venda livre, aconselha-se sempre pedir orientações ao farmacêutico. É importante sempre informar os medicamentos que você já utiliza.

  • Para evitar intoxicações acidentais por crianças, recomenda-se que os medicamentos sejam armazenados em locais elevados e de difícil acesso. Cabe destacar que o banheiro não é o local adequado para o armazenamento de medicamentos, devido à temperatura e umidade elevadas. Além disso, a validade dos medicamentos armazenados em casa deve ser checada periodicamente para evitar o uso de medicamentos vencidos, que podem se tornar prejudiciais à saúde.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Centro

Rua Ramiro Barcelos,
1683 - Montenegro - RS

Horários

Segunda a Sexta​:

7h30min às 22h

Sábados:

8h às 21h30min

Domingos e Feriados:

8h às 12h

14h às 18h

(51) 3632-5151

Manipulação

Rua Ramiro Barcelos,
1683 - Montenegro - RS

 

Horários

Segunda a Sexta​:

8h às 12h

12h30min às 16h30min

Sábados:

8h às 12h

(51) 3632-8689

Timbaúva

Rua Dr. Hans Varelmann,
20 - Montenegro/RS

 

Horários

Segunda a Sexta​:

7h30min às 21h30min

Sábados:

7h30min às 21h30min

Domingos e Feriados:

8h às 13h30min

17h às 20h

(51) 3632-2777

  • Facebook
  • Instagram