Intolerantes à lactose: medicamentos também apresentam riscos
A dica de hoje é para os intolerantes à lactose. Você sabia que a lactose pode ser encontrada também em medicamentos? E segundo a farmacêutica responsável da Farmácia Mottin da Timbaúva, Patrícia Griebeler, ela está na grande maioria dos remédios. “Para saber se o remédio tem ou não lactose é necessário ler a bula, na parte dos componentes. As pessoas que são intolerantes à lactose não podem administrar esses medicamentos”, destaca Patrícia.
Ainda de acordo com a farmacêutica, a Farmácia Mottin procura sempre buscar alternativas para os intolerantes. “Para auxiliar nossos clientes oferecemos os manipulados, conferindo se tem ou não lactose pois no manipulado é possível fazer a fórmula específica para as necessidades de cada um”, diz. Um exemplo é o medicamento Omeprazol, utilizado para gastrite, que na forma manipulada não contém lactose e na industrializada contém.
Outra dica dada por Patrícia é a possibilidade dos clientes intolerantes utilizarem um medicamento que tem a enzima. “Esse medicamento é usado quando o cliente tem, por exemplo, uma festa que terá alimentos com lactose como leite, queijo, margarina, nata, pois ele auxilia na digestão desses alimentos evitando os efeitos colaterais”, conta.